A Campanha da Fraternidade de 2005 terá como tema: “Solidariedade e Paz”.
       O lema que foi tirado do evangelho segundo São Mateus 5,9 será:
“Felizes os que provem a paz”.
       Segundo o site da CF, este tema e este lema foram escolhidos pela Comissão Ecumênica das Igrejas membros do CONIC após serem analizados inúmeras sugestões enviados pelas igrejas, por grupos e por pessoas individualmente.
       O aumento da violência de forma exorbitante e o clamor do povo em geral por um mundo melhor para se viver foram alguns dos fatores que levaram a escolha do tema “Solidariedade e Paz”.
       A segunda Capanha da Fraternidade ecumênica vem com o intuito de dar continuidade ao compromisso assumido desde a primeira em 2000 de unir as igrejas cristãs no resgate da dignidade humana e a paz.
       A CF 2005 convoca a todas as igrejas cristãs e todas as pessoas a se unirem para superar a violência e promover a paz e solidariedade.
       Igrejas membro do CONIC:
       Igreja Católica Apostólica Romana